Pesquisa

Visitas de Estudo para o Pré-Escolar e 1º Ciclo

Visitas de Estudo para o Pré-Escolar e 1º Ciclo

2008-01-11 | Oliveira de Azemeis

Âmbito
Visitas de estudo

Duração
Conforme as Normas para Apoio a Visitas de Estudo e Deslocação de Alunos

Intervenientes
Escolas EB1, Jardins de Infância, Agrupamentos, Município (Divisão Municipal de Educação e Parque de Máquinas e Viaturas)

Objetivos
- Proporcionar a todos os alunos dos JI e EB1 a oportunidade de efetuarem novas aprendizagens fora do contexto escolar, fazendo a ligação da escola à vida real e à comunidade;
- Motivar as crianças/alunos para novos saberes, experiências, para o contacto com novas situações/ambientes;
- Criar novas oportunidades e contextos de socialização. 

 

Desenvolvimento
O desenvovimento deste processo tem por base as  "Normas para apoio a visitas de estudo e deslocação de alunos" (disponibilizadas nesta plataforma).

A Divisão Municipal de Educação (DME) faculta um formulário que depois de devidamente preenchido por cada EB1 e JI é validado pelo órgão executivo de cada agrupamento de escolas e remetido à DME.


Após a receção dos formulários é feito um planeamento anual, disponibilizado nesta plataforma. Este planeamento é realizado pela DME em articulação com os serviços de Gestão do Parque de Máquinas e Viaturas.

Qualquer alteração, depois de confirmado o agendamento do serviço, deverá ser comunicada com o mínimo de 30 dias de antecedência.

Garante-se o transporte gratuito para visitas de estudo, em território nacional continental, não podendo as mesmas ultrapassar o limite de 8h/dia e o máximo de 75 pessoas envolvidas, nas seguintes condições e modalidades:

a) limite de duas visitas de meio dia/ano por turma, podendo as duas serem aglutinadas numa só de um dia, desde que não ultrapasse as 8h/dia;

b) as visitas de meio dia decorrerão no tempo considerado como período letivo.

Todas as situações não previstas, desde que devidamente justificadas, poderão ser alvo de análise específica e pontual por parte da autarquia.

voltar