Pesquisa

Associação Internacional das Cidades Educadoras


Associação Internacional das Cidades Educadoras

2012-08-20 | Oliveira de Azemeis

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) teve o seu início nos anos 90 na cidade espanhola de Barcelona com a realização do 1º congresso, onde foram acordados os princípios básicos que iriam formar o perfil educativo de uma cidade educadora e os seus objetivos, que passam pela aprendizagem, troca de experiências e a criação de contextos de aprendizagem que enriquecem e estimulam os seus habitantes. Estes princípios integram a Carta de Barcelona, revista em novembro de 2004.


Pode dizer-se que as cidades educadoras são todas aquelas que assumem coerentemente o imenso potencial que o seu património cultural construído lhes proporciona, transformando-o, deste modo, em capital educativo. Todo o espaço do município é considerado como potencialmente educador.


O MOA apresentou a sua candidatura para integrar a rede de cidades educadoras em junho de 2004, tendo a sua proposta sido aceite e ratificada na assembleia geral de novembro de 2004, durante o VIII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que se realizou entre 17 a 20 de novembro em Génova, Itália.


A Rede Territorial Portuguesa das Cidades / Municípios Educadores tem um plano de atividades próprio que inclui, para além de outros, a realização de congressos nacionais de dois em dois anos, dois encontros nacionais por ano e o lançamento de um boletim com periodicidade trimestral.


Esta Rede acolhe atualmente 72 municípios aderentes à AICE.

voltar

Links