Pesquisa

Escola Superior Aveiro Norte


Escola Superior Aveiro Norte

2009-11-04 | Oliveira de Azemeis

APRESENTAÇÃO DOS PROJECTOS DESENVOLVIDOS NAS EMPRESAS PELOS ALUNOS

No passado dia 25 de Junho, os alunos finalistas da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto apresentaram os seus projectos desenvolvidos nas empresas parceiras. Devido ao excelente desempenho dos alunos, alguns dos produtos apresentados serão novas apostas de futuro, a desenvolver e a comercializar, pelas empresas acolhedoras.
O curso superior em Tecnologia e Design de Produto da ESAN tem a sua principal incidência na área do desenvolvimento de produto, combinando valências do design e de engenharia. Durante a licenciatura, os alunos têm contacto com o mundo profissional, nomeadamente no âmbito das disciplinas de Projecto de Desenvolvimento de Produto, através da realização de projectos com empresas. São exemplos recentes de casos de sucesso, a colaboração com as empresas Flama, Polisport, Vulcano, Larus, Grupo Simoldes, Concretex, Design Studio da FEUP, Kind (Grupo Levira), Senda, Sunviauto, Adico, Cruzinox e a Cifial.
A integração dos alunos no mercado de trabalho acontece tanto no curso superior, como nos cursos de especialização tecnológica, nos quais a ESAN funciona como um agente facilitador do contacto entre o aluno e as empresas das diferentes áreas de negócios.
Através da sua Rede de Unidades de Formação Especializada, actuando em várias localidades, e actualmente com actividades nos Concelhos de Oliveira de Azeméis, Ovar, Estarreja, Espinho, Sever do Vouga, São João da Madeira e Albergaria-a-Velha, os CET têm formado alunos que posteriormente são integrados em equipas profissionais das mais variadas áreas. A resposta e solicitação por parte de empresas como a Portugal Telecom Inovação/InovaRia, GFI Portugal, Grupo Amorim, Globaz, To-Be, Blink Design, MDA, Moldit e das Câmaras Municipais de Aveiro e de Santa Maria da Feira tem sido muito positiva no acolhimento de alunos para formação em contexto de trabalho e, muitas das vezes, na integração do (ex) aluno no mercado de trabalho.
A participação em concursos de desenvolvimento de produtos foi também um objectivo alcançado pelos alunos do 2º ano de TDP, ao participaram no concurso para design de lava-loiças e acessórios lançado pela empresa RODI – Sinks & Ideas S.A. em colaboração com o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
No dia 15 de Julho a ESAN participou na “Academia de Verão”, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. Este evento, organizado pela Universidade de Aveiro, destina-se aos alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade, os quais têm a possibilidade de participar em projectos e actividades pedagógicas das suas áreas científicas de eleição. Com um programa de actividades lúdicas, os futuros académicos que visitarem a ESAN irão aprender a importância do design do produto nos objectos quotidianos através de diversas actividades práticas e de atelier.
voltar