Pesquisa

Colégio Gandarinha


Colégio Gandarinha

2009-11-04 | Oliveira de Azemeis

Aprender a Ser Cidadão no Colégio da Gandarinha

O Colégio da Gandarinha iniciou um novo projecto educativo que se intitula “Ser Cidadão” e que terá a duração de 3 anos.
Ao longo deste ano lectivo, incidiu-se sobre uma perspectiva local trabalhando sobre a freguesia de Cucujães. Cada turma do 1.º ciclo abordou um tema específico: o 1.º ano desenvolveu o projecto Museu dos Contos; o 2.º ano as Personalidades; o 3.º ano Histórias - Saberes na Palma da Mão e o 4.º ano os Monumentos de Cucujães.
O primeiro ano, tentando descobrir o que é, para que serve e como se constrói um museu visitou o Museu Regional de Cucujães, desenvolveu uma oficina na Fundação Serralves e trabalhou na sala de aula muitos contos infantis. No final do ano construiu o seu próprio Museu dos Contos, onde se podiam visitar muitos objectos que estavam relacionados directamente com os contos infantis já trabalhados.
O segundo ano estudou e escreveu um livro sobre as várias personalidades de Cucujães, entrevistando descendentes de figuras que foram importantes para a freguesia. Naturalmente, o destaque foi para a Condessa de Penha Longa, a fundadora do Colégio da Gandarinha.
O terceiro ano explorou a história de Cucujães. Começou por recolher informação na junta de freguesia e pesquisou em diferentes fontes. Teve ainda a oportunidade de comparar a sua história com a de Romariz. Das suas pesquisas resultou um livro com a história de Cucujães e um friso cronológico com as datas e factos mais importantes.
O quarto ano abordou os monumentos de Cucujães, tendo construído um friso com a data de edificação dos diferentes monumentos. Realizou também visitas e investigou sobre a existência de lendas e sobre a sua história. Munidos deste conhecimento, os alunos foram autores de textos onde se sentia o espírito da época que serviram de base à produção de um filme original.
Como forma de concluir os projectos curriculares de turma do presente ano lectivo realizou-se uma mostra de trabalhos que permitiu apresentar alguns dos trabalhos mais significativos que foram realizados ao longo do ano e dar a conhecer um pouco mais sobre a freguesia de Cucujães.
Como é hábito nestas ocasiões, a comunidade educativa não quis deixar de estar presente e dar o seu parecer, ao que parece bastante favorável, tornando assim todo o trabalho ainda mais significativo e enriquecedor. voltar