Pesquisa

Centro Infantil e Social de Cesar

Centro Infantil e Social de Cesar

2009-11-04 | Oliveira de Azemeis

No passado dia 26 de Junho, pelas 19h, realizou-se a Festa Final do ano lectivo 2008/2009 no Centro Infantil e Social de Cesar, subordinada ao tema “O quarto dos brinquedos” para o qual todos os grupos trabalharam ao longo do ano.
O Projecto Educativo deste ano lectivo abordou a Expressão Musical nas diferentes áreas de conteúdo que, ao longo do ano, foram trabalhadas com o intuito de encontrar as soluções e/ou alternativas à caixinha de música do quarto dos brinquedos que se partiu.
Deste modo, e no seguimento dessa ideia, as salas de Aquisição de Marcha e dos 2 anos trabalharam as músicas através dos afectos com a interacção e participação dos pais, que representaram muito dignamente com os seus filhotes. As crianças da sala da Aquisição de Marcha eram os “dorminhocos” e as crianças da sala Rosa I – 2 anos eram os “ursinhos”. As crianças da sala Rosa II – dos 3 anos eram os “palhaços” que trabalharam a Expressão Musical aliada à Expressão Corporal, através das canções (…). Utilizaram o corpo e os gestos para darem vida e cor à apresentação. Este grupo estava vestido de palhaço, o que tornou mais encantadora a apresentação. A sala laranja, dos 4/5 anos, apresentou uma banda musical que coordenou os ritmos com os sons ao longo da passagem da faixa musical. Este grupo estava vestido de azul e laranja, estando as meninas de saia e colete e os meninos de calça e colete. Todos estavam de chapéu característico de músico. A sala amarela, dos 5/6 anos (finalistas) apresentou um grupo de meninos robots e outro de meninas bailarinas, ambos vestidos a rigor. Salienta-se o facto de a festa de finalista ter sido realizada em Maio. Por último, os grupos das salas laranja e amarela, juntamente com alguns idosos do Lar e Centro de Dia, terminaram a apresentação com uma série de canções que encantaram todos os presentes.
Esta festa estendeu-se a toda a comunidade educativa, bem como a todas as pessoas que nela quiseram participar. Havia ao dispôr algumas iguarias e uma tômbola com dádivas das indústrias da Vila de Cesar, com a finalidade de angariar fundos para apoio das obras do Centro Infantil e Social de Cesar.
Por fim, houve ainda uma surpresa para os resistentes que consistiu em dança do ventre, Hip Hop, karaoke e algumas actuações do CATL, que teve a sua festa no dia 31 de Julho.
voltar