Pesquisa

Agrupamento S. Roque e Nogueira do Cravo


Agrupamento S. Roque e Nogueira do Cravo

2009-11-04 | Oliveira de Azemeis

Dia Internacional da Biodiversidade comemorado de forma criativa

Uma vez mais o Agrupamento de Escolas de São Roque e Nogueira do Cravo soube inovar realizando no passado mês de Maio o concurso 'Eco-Bichos', actividade pedagógica e didáctica desenvolvida no âmbito do Projecto Eco-Escola e que envolveu toda a comunidade escolar. É de salientar a excelente colaboração/participação de toda a comunidade educativa do Agrupamento nesta actividade, desde as crianças dos Jardins de Infância e suas educadoras aos alunos, jovens, docentes e pais e encarregados de educação das escolas básicas num total superior a um milhar de participantes.
A coordenação de toda a iniciativa coube à professora de Educação Tecnológica, Marisa Ferreira e aos seus alunos, responsáveis primeiros pela elaboração das estruturas formais dos 'Eco-Bichos' em ferro e que se mostraram incansáveis na sua concretização atempada.
O desafio passou por muita criatividade e materializou-se no decorar de animais de jardim - borboletas, joaninhas, andorinhas, sapos e coelhos.
 Como objectivos principais destacam-se o embelezamento dos espaços exteriores das escolas do Agrupamento e, em simultâneo, a sensibilização de toda a comunidade e, de forma particular, os alunos para a preservação da Biodiversidade. Saliente-se que 'Espaços Exteriores' e 'Biodiversidade' são dois temas importantes a desenvolver no programa Eco-Escola.
A selecção dos trabalhos vencedores por parte do júri não se mostrou tarefa fácil não só devido ao elevado número de “Eco-Bichos” a concurso como ainda à excelente qualidade dos trabalhos apresentados.
É de realçar ainda que todos estes trabalhos se encontram em exposição nos jardins da escola sede do Agrupamento, podendo destacar-se de uma forma bastante agradável toda a cor e vida que estes 'Eco-Bichos' deram aos jardins e à Escola, tornando-a ainda mais bela, o que não é tarefa fácil.


II EDIÇÃO DO DIA DAS ARTES

No passado dia 16 de Junho, o Auditório da Junta de Freguesia de São Roque deu lugar às Artes. Durante algumas horas o público teve oportunidade de assistir a belíssimos momentos de Teatro, Música e Dança, como já é tradição neste Agrupamento.
Depois da abertura oficial do espectáculo pelo director do Agrupamento, professor António Figueiredo, que agradeceu a presença de todos os participantes, e em particular à Escola EB 2,3 de Sever do Vouga que aceitou o convite para participar nesta iniciativa, deu-se início às representações com a peça “O Gato Malhado e a Andorinha, uma história num tempo em que o tempo mudou o rumo da história”, uma dramatização dos alunos da Oficina de Teatro “Cá Há Teatro” da EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, coordenada pela professora Anabela Sousa. Logo de seguida, o Atelier de Música contagiou o auditório com a apresentação dos temas musicais “Queda do Império” e “Dó, Ré, Mi”, sendo notório o apurado sentido estético e musical que os alunos demonstraram. Mais de uma hora volvida sobre o início do espectáculo coube ao Clube de Teatro da EB 2,3 de Sever do Vouga, a apresentação da peça “A Guerra dos Alfinetes”, a qual encheu de colorido e alegria o auditório. De destacar ainda a participação dos alunos dos 2º e 4º anos, da EB1 de São Roque, que apesar de ainda jovens nestas lides do palco, apresentaram uma dança “Minimalista” e os “Stompinhos” que augura um invejável percurso artístico. A Escola anfitriã, a EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, encerrou a tarde com uma música coreografada intitulada “Eco-Missão”, um agradável momento de parceria entre o grupo de Dança Rítmica do Desporto Escolar e o Atelier de Música. voltar