Pesquisa

Agrupamento de Carregosa


Agrupamento de Carregosa

2009-11-04 | Oliveira de Azemeis

PROJECTO FACES: – Segundo Ano de Vida


Diferentes Somos Todos Nós
O Projecto Faces (projecto que visa sensibilizar a Comunidade para as problemáticas que podem interferir com o desenvolvimento do ser humano, afectando a aprendizagem), está a ser desenvolvido neste Agrupamento de Escolas pelo Grupo de Educação Especial.
À semelhança do que se verificou em 2007/2008, o presente ano lectivo assistiu também à publicação/distribuição de desdobráveis que versaram de forma breve, diversas problemáticas que podem condicionar o desenvolvimento harmonioso da criança.
Dinamizada pela equipa responsável pelo projecto Faces, esta iniciativa teve uma vez mais, o objectivo de contribuir para sensibilizar a comunidade, na tentativa de que todos reflictamos no seguinte: a deficiência não escolhe sexo ou condição social, e que, a qualquer momento, um de nós pode ter de enfrentar essa condição, por si ou pelos seus próximos, vendo-se forçado a ter de lutar pelos mesmos direitos que, muitas vezes, não nos preocupamos em querer ver assegurados aos outros, mesmo que isso, simplesmente se resuma a ter de aceitar a sua inclusão no mesmo espaço (escolar) dos demais.
Ainda no âmbito deste projecto, realizou-se uma Formação Parental em parceria com a Divisão de Educação da Câmara Municipal do nosso Concelho, de carácter pós-laboral e que teve início a 8 de Maio – Sessão de Apresentação. Decorreu durante 5 sessões desdobradas em 2 turmas de formandos, tendo-se realizado a última sessão no dia 18 de Junho. As temáticas abordadas foram diversas e sempre relacionadas com a aquisição, por parte dos formandos, de competências enquanto educadores. Esta formação contou com a colaboração de diversos especialistas nas referidas matérias e na avaliação feita, revelou-se como uma mais-valia na formação de todos quantos a frequentaram.
A Comissão Administrativa Provisória, o Grupo de Educação Especial e a Coordenadora do Projecto Faces em particular, agradecem a todos quantos participaram nesta formação, quer enquanto formandos, quer enquanto formadores, pela colaboração e trabalho realizado.

 

 

Sensibilização para Alunos no âmbito da Prevenção de Comportamentos de Risco

Dando cumprimento às intenções plasmadas no Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Carregosa para o presente ano lectivo, no que concerne às actividades propostas pela Comissão de Segurança, realizaram-se durante o mês de Abril e Maio, acções de sensibilização para alunos de diversas turmas, dinamizadas pelos Agentes da Escola Segura afectos a este Agrupamento, sob o lema “Prevenção de Comportamentos de Risco”.
Ainda no âmbito da Segurança na Escola,
Tendo em conta que a Segurança é um domínio fundamental na vida privada dos cidadãos bem como na vida das organizações realizou-se nos dias 28 e 29 de Abril, uma Acção de Sensibilização/Formação para Docentes, dividida em duas partes, respectivamente teórica e prática, sob o tema: “Comportamento a Adoptar em Situação de Emergência e Evacuação”.Do mesmo modo, também teve lugar nos dias 30 de Abril e 7 de Maio, uma acção similar, para Pessoal Não Docente.
Acreditando que todos os momentos de partilha de saberes são enriquecedores, constituindo-se por isso como uma mais-valia, a Comissão da Segurança e a Comissão Administrativa Provisória, agradecem a todos os intervenientes, formulando votos para que desses momentos de aprendizagem resultem práticas positivas.

 

Noites de espectáculo em Carregosa

O Agrupamento de Escolas de Carregosa tem apresentado, ao longo destas últimas semanas, à comunidade, o resultado do trabalho desenvolvido nas aulas de Expressão Dramática, disciplina de Oferta de Escola.
Nos dias 18 e 25 de Junho, os alunos dos 7º, 8º e 9º Anos, promoveram espectáculos que surpreenderam e deliciaram os presentes, no auditório da Junta de Freguesia de Carregosa. Entre as várias peças representadas, havia comédias, como “Quem quer ser Milionário”, “O Coiso” e “Alerta Adolescente” e outras de cariz mais dramático, como “O Auto da barca do Castigo” e “Os Deuses do Olimpo, versão Século XXI”.
Os alunos do 9º Ano maravilharam o público com o espectáculo “Cats, os Gatos”, numa adaptação da versão original, misturando falas, música, dança e canto. A caracterização dos alunos/ actores provocou admiração no público, pelo pormenor e qualidade, que tornaram irreconhecíveis alguns alunos.
Pela sua grandiosidade e beleza, estes espectáculos deveriam, na opinião de muitos presentes, ser apresentados a outros públicos e noutros lugares, revelando o óptimo trabalho que se desenvolve nesta Escola e na Escola Pública em Portugal.
 

voltar