Pesquisa

Acompanhamento Psicológico

Acompanhamento Psicológico

2008-01-14 | Oliveira de Azemeis

Âmbito
Identificação, diagnóstico, triagem, intervenção, articulação e, se indicado, o encaminhamento para outros serviços, de pedidos de apoio psicológico e orientação.

Intervenientes
Divisão Municipal de Educação, Consulta de Desenvolvimento – Equipa de diagnóstico e avaliação do desenvolvimento, Escolas, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e utilizadores do serviço.

Execução
Divisão Municipal de Educação (1 psicóloga), podendo ter ainda o apoio de outros técnicos, nomeadamente de serviço social e de animação socioeducativa.

Objetivos

- Prestar apoio psicológico às crianças e jovens que frequentam as escolas do concelho e que dele necessitem, em resposta aos pedidos de diferentes entidades, indo ao encontro das necessidades das famílias, especialmente as que têm baixos rendimentos;

- Contribuir para a promoção do ajustamento psicológico das crianças e jovens, visando a sua plena integração e o estabelecimento de relações saudáveis entre os elementos da família e entre esta e a escola;

- Colaborar na promoção de estratégias educativas visando o desenvolvimento de competências individuais para lidar, de forma adaptativa, com colegas, pais, contextos e problemas;

- Contribuir para minorar o insucesso escolar, problemas comportamentais, estados emocionais excessivos e negativos, falta de assiduidade e desmotivação escolar, consumos, conflitos parentais.


Desenvolvimento
O serviço desenvolve-se através da realização de consultas de psicologia, planeadas e orientadas por uma psicóloga. Funciona nas instalações da CMOA, no horário normal de expediente, sendo o atendimento realizado todos os dias, mediante marcação prévia.

A intervenção abrange duas vertentes que podem ser usadas em complemento ou em alternativa:
  • Vertente individualizada - acompanhamento psicológico individual a alunos; orientação escolar e profissional; promoção de estratégias/competências de estudo; acompanhamento psicológico individual a Pais;
  • Vertente de grupos - intervenção em grupo de alunos (turmas), implementação de programas de desenvolvimento de competências sociais e pessoais e programas de gestão comportamental na sala de aula, intervenção em grupo para pais (desenvolvido em conjunto com o projecto de formação parental), formação para agentes educativos.
voltar