Pesquisa

Escola Básica e Secundária de Fajões


Escola Básica e Secundária de Fajões

2009-11-04 | Oliveira de Azemeis

ASTRONOMIA NA ESCOLA
Na sexta-feira, dia 5 de Junho, decorreu na Escola Básica e Secundária de Fajões, no âmbito da comemoração do Ano Internacional da Astronomia, a actividade “Astronomia na Escola”, organizada pelas docentes de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais com a colaboração da biblioteca da escola BECA’s (Biblioteca Escolar/Centro de Aprendizagens). Nesta actividade pretendia-se fazer uma sessão de observação que, por motivos meteorológicos, não foi possível realizar. O orientador da sessão, o astrónomo José Matos, efectuou uma palestra relacionada com o tema da actividade.
A actividade contou com a presença significativa de pais, encarregados de educação e alunos do agrupamento que mostraram bastante entusiasmo e interesse. As professoras responsáveis pela organização sentiram grande satisfação pelo facto da actividade ter sido tão bem acolhida.


“HISTÓRIAS DE ADORMECER, SONHAR E ACORDAR”
Na noite de 05 para 06 de Junho, um grupo de alunos do 2º ciclo puderam passar a noite na biblioteca, na companhia dos livros.
Esta actividade surgiu como o culminar de uma série de trabalhos realizados pelos alunos, em Área de Projecto, no âmbito da comemoração do Ano Internacional da Astronomia, numa parceria entre a BECA’s e o Grupo de Ciências Físicas e Naturais.
Assim, durante a noite, estes alunos leram e ouviram várias histórias relacionadas com os astros, numa perspectiva diferente, e realizaram algumas actividades à volta dessas histórias.


PLANO NACIONAL DE LEITURA
Professores e alunos da Escola Básica e Secundária de Fajões mostraram a toda a comunidade o trabalho que foi desenvolvido ao longo de um ano, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Todas as turmas do 5º ao 8º ano têm uma aula semanal de Leitura Orientada, com um professor de Língua Portuguesa. No 9º ano esta é feita em torno de projectos ligados às Ciências Experimentais. Houve um grande investimento da escola nesta área, quer na atribuição dessa hora semanal, quer na aquisição de fundo documental.
Nos dias 18 e 19 de Junho houve a apresentação à comunidade do trabalho desenvolvido pelas diferentes turmas, com uma exposição na Biblioteca Escolar e a representação de algumas peças de teatro.
Os pais compareceram em grande número e salientaram a importância deste tipo de actividades de promoção da leitura e o facto de as mostrar à comunidade. voltar