Pesquisa

Escola Superior Aveiro-Norte

Escola Superior Aveiro-Norte

2008-01-14 | Oliveira de Azemeis

O decreto-lei de criação da Escola Superior Aveiro-Norte (Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte) foi aprovado na reunião do Conselho de Ministros do dia 02 de Setembro de 2004.

O primeiro curso a leccionar será o de Tecnologia e Design de Produto. Este Curso tem como objectivo a formação de quadros com um perfil de formação interdisciplinar, fortemente técnico, combinando valências do design e da engenharia mecânica (engenharia de produto).

A Escola Superior Aveiro-Norte, que inicialmente funcionará em instalações provisórias cedidas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, está direccionada para actividades económicas dominantes da região como a produção de moldes e de componentes para automóveis, a metalomecânica, o calçado e a cortiça, entre outros sectores de actividade.

O projecto de formação superior da Universidade de Aveiro (UA) para o norte do distrito de Aveiro privilegiará áreas de saber desde o design industrial à gestão e tecnologias da produção onde será evidente o papel importante das tecnologias, sistemas e serviços de informação e comunicação.

A criação da escola vai alargar a oferta formativa da Universidade de Aveiro numa região marcadamente industrializada, dando continuidade à formação já iniciada pela UA em 2002 com o arranque dos Cursos de Especialização Tecnológica.

O dia 23 de Abril de 2004 figurará na história da UA. Nesse dia, na presença do primeiro-ministro, a ministra da Ciência e Ensino Superior e a reitora da Universidade de Aveiro, assinaram um contrato programa para o desenvolvimento do Programa Aveiro Norte, iniciativa que deu o enquadramento à criação da Escola Superior Aveiro Norte e que contribuirá para o contínuo desenvolvimento de esforços para a sua consolidação de forma articulada com a Rede de Unidades de Formação Especializada.

Cursos Superiores
A Escola Superior Aveiro Norte, ESAN, enquadrada no Sistema de Ensino Politécnico da Universidade de Aveiro, pretende privilegiar a formação de Quadros Técnicos Especializados, promotores de inovação e modernização, capazes de tirar partido da grande diversidade produtiva da região.

Curso de Tecnologia e Design de Produto

Este Curso Superior tem como objectivo a formação de quadros com um perfil de formação interdisciplinar, fortemente técnico, combinando valências do design e da engenharia mecânica (engenharia de produto).

Informação Geral

Bacharelato: 3 anos lectivos
Início de funcionamento: Ano lectivo de 2004/2005
Vagas: 30
Provas de ingresso: Física ou Geometria Descritiva ou Matemática
Unidade responsável Escola Superior Aveiro Norte (Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte).

Saídas profissionais
Os Técnicos Superiores formados pela Escola Superior Aveiro Norte, poderão desenvolver a sua actividade na indústria ou gabinetes independentes, com capacidade para intervirem na preparação, implementação e apoio aos processos do desenvolvimento de produtos (concepção, prototipagem, desenvolvimento e redesenho de produto e sua transposição para fabrico).


Escola Superior Aveiro Norte
Estrada do Cercal, 449
3720-509 Santiago de Riba-Ul, Oliveira de Azeméis
Tel. [+351] 256 666 960
Fax [+351] 256 666 970
E-mail: [email protected]

Web: http://www.ua.pt/esan/

 

voltar